O vasto vocabulário dos games de futebol

Hazard, do Chelsea, e Blind, do United, disputam a bola na mais nova edição da franquia FIFA (Imagem: Divulgação)

Hazard, do Chelsea, e Blind, do United, disputam a bola na mais nova edição da franquia FIFA (Imagem: Divulgação)

Por Giovanna Querido

Era uma vez um joystick e um console preto. Seu nome era Atari 2600 – estamos em 1980, quando o primeiro jogo de futebol para videogames foi lançado. Hoje, em 2016, com gráficos impecáveis e cada vez maior interatividade, o PES e o FIFA disputam o coroa do melhor jogo de futebol para videogame.

Obtendo exclusividade com clubes brasileiros, o PES possibilita você jogar com o time do coração, como o Timão e o Rubro-Negro Carioca. Enquanto isso, o FIFA inova ao finalmente introduzir o futebol feminino e um modo história diferente do habitual, denominado A Jornada, no qual você acompanha desde o início da carreira do jogador Alex Hunter e sua trajetória no futebol inglês. A FIFA deu uma lição de representatividade escolhendo um jogador negro para esse simulador. Nos resta agora sonhar com o dia em que o modo carreira também poderá ser representado por uma mulher.

E como em todo novo universo que se é descoberto, também é criado um vocabulário próprio para conversar com seus amigos, gamers, entrar em partys, zoar os parças, jogar online, disputar campeonatos, amistosos, pênaltis, ser campeão do mundo ou mesmo do Campeonato Paulista. E claro, para poder dar aquela comemorada depois de um hat-trick.

Conheça algumas expressões do léxico de um gamer boleiro; bem americanizado, digamos:

Party O antigo encontro com os amigos na praça para contar sobre os crushes atuais, os ídolos do momento e as rixas narcisistas se transformaram, hoje, na party do mundo virtual. Muito além do Whatsapp, os gamers futebolísticos tem uma ferramenta dentro dos jogos para se conectar online, tanto para desabafos, como para disputas de contras.

Rage  Ficar bravo ou irritado com a injustiça futebolística que perpassa as várzeas e as grandes arenas, adentrando também nos campos virtuais

Lag Erro, lentidão, ocasionado com problemas quando a internet trava e dá aquele delay ou quando o DVD do jogo foi gravado incorretamente.

Finesse Shot O famoso chute cruzado dentro da área com a perna trocada. Nada que uma pressão naquele botão R1 não funcione.

Long Shot Um dos feitos mais lindos do mundo futebolístico, a bola sobe, sobe, sobe e você pensa: “Que que está acontecendo?” – enquanto esse pensamento reflui na nossa mente, a bola já está dentro do gol.

Lobby de partida – Espaço parecido com um salão de jogos, onde mesmo estando em lugares, bairros, cidades, estados, países, galáxias (espera aí) diferentes, você e seus amigos podem combinar de jogarem juntos. Ah, essa diluição de fronteiras globalizante…

Calm Down Tipo de comemoração na qual o jogador pede para a torcida ficar tranquila, em movimento manso com as mãos, já que com toda sua não humildade, ele pressupõe deter o controle da partida em um esporte coletivo.

Gol vovó – Avança pela lateral, sozinho, os impetulantes zagueiros ficaram para trás, enfim a hora do estrelato chegou, mas antes de chutar você levanta a cabeça e lá está seu companheiro sedento com a mãozinha levantada. E, como um humilde assistente, você passa a bola para um chute direto rumo ao ângulo (na melhor das hipóteses).

fifa-17-sistema-inteligencia-ativa

No Ultimate Team, o vocabulário torna-se mais denso, quase um elitismo culto. Tanto rebuscamento é proporcionado com um modo de jogo em que o jogador gere um clube fictício e tudo o que lhe diz respeito. É responsável por criar um plantel mas também por controlar os seus contratos, garantir a presença de staff apropriado e abastecer o clube com itens tão variados como estádios, bolas e equipamentos. Para isso tem de investir as coins (vide moeda) ganhas em jogos e torneios com o intuito de melhorar o seu clube.

Snipar  Comprar um jogador por um preço muito mais baixo do ele vale no mercado. Mas isso é mais-valia, minha gente!

Trade Ter lucro com compra e venda de jogadores no Ultimate Team, popularmente conhecido pela contração UT.

Handicap  Recurso protagonista de muitas polêmicas entre os gamers, que tem como objetivo equilibrar uma partida entre dois times com níveis muito diferentes, favorecendo os mais fraco. As reclamações dos jogadores são que isso tem se tornado muito frequente e escancarado, gerando lances bizarros e revoltantes.

TOTW – Tradução de “o melhor time da semana”, refere-se a lista lançada pela EA toda quarta feira com os melhores jogadores da semana na vida “real”. O mesmo que os quadros de melhor funcionário do mês do Mc Donalds.

In form Os jogadores da vida concreta são uma espécie de cartinha Trunfo nos jogos de futebol, com estatísticas e características alteradas conforme seu desempenho nas TOWTs.

Ones to watch Ou “fique de olho” para nós tupiniquins, corresponde às 23 transferências mais promissoras e de mais destaque em todo o mundo. Aquele momento em que você se sente em uma bolsa de valores e chega a atroz conclusão que viramos mercadoria.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *